Como faço o meu Orçamento do Estado
A receita e a despesa à minha medida

Modifique a proposta do Governo para os valores que entenda serem os mais apropriados para as diversas rubricas da receita e da despesa.

Na receita poderá definir os valores da receita fiscal através dos principais impostos e das contribuições para a Segurança Social, os quais representam 80% da receita pública.

Na despesa poderá fazer propostas de aumento ou redução das principais rubricas, que representam 90% da despesa pública. Ao fazer as suas alterações conhecerá as consequências das mesmas em cada área orçamental.

À medida que definir a receita e a despesa públicas, poderá consultar a evolução do saldo orçamental. Para submeter a sua proposta o défice terá que ser igual ou inferior à proposta do Governo para 2016 (5.436 M€), podendo também criar um superavit.

Ser-lhe-ão pedidos alguns dados demográficos de preenchimento facultativo. Esta informação é estritamente confidencial e tem como único objetivo permitir o tratamento editorial da informação agregada por parte do Jornal de Negócios. Nunca serão divulgados dados pessoais ou escolhas individuais.